terça-feira, 17 de junho de 2014

Meu bairro em Valente é a Suíça da limpeza


Logo cedinho quando acordo pra comprar o leite no "freguês" (ele entrega de porta em porta aqui) já engatilho o bom-dia pra a dupla de garis responsável pela limpeza pública aqui de minha rua e bairro. São maravilhosos! Verdadeiras máquinas de trabalhar. Por onde passam fica um rastro de higiene e exemplo. Me senti tentado a escrever sobre eles hoje. É uma senhora "cheinha" de corpo e um senhor magro com um pito apagado na boca. Varrem curtinho, tranquilos e quem olhar displicentemente vai dizer que são até preguiçosos. A mulher cantarola nhanhos, nhanhans e unsuns, algo bastante semelhante e abrasileirado do blues cantado pelos escravos norte-americanos nas lavouras de lá. Já ele após uma sequencia de vai e vem, descansa as mãos na cintura e cutuca o chapéu de palha, de tempos em tempos. Recentemente ganharam uniformes, mas a bota deixam em casa (ouvi comentarem uma vez). Pouquinho antes das 7 já somem daqui, tem um bocado de chão ainda pra varrerem. Outro dia os vi próximo a escolinha de meus filhos, a Escola Minha Infância. Na realidade ouvi antes de vê-los, pois uma sonora gargalhada, daquela bem gostosa, os denunciou. Era a gordinha se esbaldando com algo pelo visto muito engraçado! Quem sabe não foi a hora da merenda, que ninguém é de ferro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário